Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde:
mantenedora de instituições de ensino
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.1032Palabras clave:
Instituições Acadêmicas;, Educação em Saúde;, Educação Profissional em Saúde.Resumen
Objetivo: Identificar a percepção de colaboradores dos setores das 3 (três) escolas de saúde do Distrito Federal quanto ao papel da FEPECS como mantenedora.
Método: Estudo de caráter qualitativo realizado por meio de análise documental e questionário semiestruturado aberto. Os dados foram analisados em três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, e interpretação dos dados.
Resultados: Os resultados foram distribuídos em 5 temáticas. Observou-se a visualização do papel da FEPECS como mantenedora das 3 (três) Escolas como igual, sendo identificado a relevância da Fundação a nível nacional e distrital.
Conclusão: Ao fortalecer os alicerces da Fundação é possível propiciar maior visibilidade perante a sociedade e reconhecimento da contribuição institucional na formação dos profissionais de saúde.
Descargas
Referencias
Distrito Federal (BR). Lei nº 2.676 de 12 de janeiro de 2001 [Internet]. Lei de criação da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Brasília; 2001 [acesso em 2021 fev 20]. Disponível em: http://www.fepecs.edu.br/arquivos/Lei2676de12_01_2001.pdf.
Carvalho WMES, Teodoro MDA. Educação para os profissionais de saúde: a experiência da Escola de Aperfeiçoamento do SUS no Distrito Federal, Brasil. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2019 [acesso em 2021 fev 20];24(6):2193-2201. Disponível em: doi.org 10.1590/1413-81232018246.08452019.
Escola Superior de Ciências da Saúde (DF). Projeto pedagógico do curso de graduação em Medicina da ESCS [Internet]. Brasília: Fepecs; 2018 [acesso em 2021 fev 25]. Disponível em: http://www.escs.edu.br/arquivos/PPCMedicina2018.pdf.
Dolmans DHJM, Snellen-Balendong H, Van De Vleuten CPM. Seven principles of effective case design for a problem-based curriculum. Medical Teacher [Internet]. 1997 [acesso em 2021 fev 25];19(3):185-9. Disponivel em: https://doi.org/10.3109/01421599709019379.
Oliveira NJ, Monteiro PB, Gurgel SCS. Uma Escola Técnica de Saúde para uma nova cidade: ETESB – 60 anos de prestação de serviços. Rev Com Censo [Internet]. 2020 [acesso em 2021 fev 25];7(1):134-9. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/796.
Göttems LBD, Almeida MO, Raggio AMB, Bittencourt RJ. O Sistema Único de Saúde no Distrito Federal, Brasil (1960 a 2018): revisitando a história para planejar o futuro. Cienc Saude Coletiva [Internet]. 2019 [acesso em 2021 fev 20];24(6):1997-2008 Disponível em: doi.org/10.1590/1413-81232018246.08522019.
World Health Association. Division of Mental Health. Qualitative Research for Health Programmes. Geneva: WHA; 1994.
Minayo MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes; 2010. p. 61-106.
Brasil. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 [Internet]. Brasília, 1988 [acesso em 2021 fev 20]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
Distrito Federal (BR). Lei Orgânica do Distrito Federal [Internet]. Brasília, 1993 [acesso em 2021 fev 20]. Disponível em: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/66634/Lei_Org_nica__08_06_1993.html.
Ranieri NBS. Trinta anos de autonomia universitária: resultados diversos, efeitos contraditórios. Educ Soc [Internet]. 2018 out-dez [acesso em 2021 fev 25];39(145):946-61. Disponível em: doi.org/10.1590/ES0101-73302018205173.
Pegoraro L. Instituições de educação superior e entidades mantenedoras: a Universidade do Contestato. Roteiro [Internet]. 2008 jan-jun [acesso em 2021 fev 25];33(1):25-50. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/70.
Barbosa QF, Rodrigues CS, Novaes MRCG. Integridade cientifica na educação de profissionais de saúde. Rev. Bioet. [Internet]. 2019 [acesso em 2021 fev 25];27(1). Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000100120&lng=pt&nrm=iso. doi.org/10.1590/1983-80422019271294.
Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (DF). Instrução nº 21 de 6 de outubro de 2008. Dispõe sobre o fomento a pesquisas em saúde pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Diário Oficial do Distrito Federal. 2008 out 16; 207:11. Seção 1.
Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (DF). Instrução nº 18 de 23 de novembro de 2005. Dispõe sobre a Concessão de Bolsas de Iniciação Científica a alunos matriculados na Escola Superior de Ciências da Saúde e na Escola Técnica de Saúde de Brasília, ambas mantidas pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. Diário Oficial do Distrito Federal. 2005 nov 28; 224:11. Seção 1.
Novaes MRCG, Motta ML, Elias FTS, Silva RE, Silva CCG, Baliero VAT, et al. Incentivos e desafios relacionados à condução da pesquisa científica, tecnológica e de inovação no âmbito do Sistema Único de Saúde no Distrito Federal, Brasil. Cienc Saude Coletiva [Internet]. 2019 [acesso em 2021 fev 25];24(6):2211-20. Disponível em: doi.org/10.1590/1413-81232018246.07932019.
Distrito Federal (BR). Decreto nº 26.128, de 19 de agosto de 2005 [Internet]. Dispõe sobre a estrutura organizacional da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS, e dá outras providências. 2005 [acesso em 2021 fev 19]. Disponível em: http://www.fepecs.edu.br/arquivos/Decreto26128de19_08_2005.pdf.
Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (DF). Regimento interno [Internet]. Brasília, 2005 [acesso 2021 fev 19]. Disponível em: http://www.fepecs.edu.br/arquivos/reginternofepecs2005.pdf.
Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (DF). Biblioteca Central. Criação da REBIS. Brasília; 2005
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.