Atendimento e Telemonitoramento no contexto da Covid-19
Relato de experiência na Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v33i01.1047Palabras clave:
Atenção Primária à Saúde, Covid-19, Telemonitoramento, Assistência AmbulatorialResumen
Objetivo: relatar a experiência dos profissionais de saúde na realização do atendimento e telemonitoramento dos usuários do Sistema Único de Saúde brasileiro com sintomas gripais atendidos na Atenção Primária à Saúde. Desenvolvimento: Informações coletadas em fontes oficiais e registros das vivências dos autores. As estratégias adotadas durante a pandemia foram: porta de entrada, fluxograma e escala de profissionais nas unidades básicas de saúde, escuta inicial, acolhimento à demanda espontânea e notificação dos casos suspeitos e confirmados da Covid-19, desenvolvimento e preenchimento da planilha de Excel para o acompanhamento dos casos, definição de responsáveis pela realização do telemonitoramento aos usuários suspeitos e confirmados da Covid-19, telemonitoramento ao usuário, aspectos positivos e limitadores da experiência do telemonitoramento, impressões e sensações dos profissionais de saúde e usuários atendidos. Conclusões: Por meio do telemonitoramento foi possível reduzir a ida de usuários às UBS, diminuindo, assim, a possibilidade de novos contágios. O telemonitoramento destacou-se como importante ferramenta para a coordenação do cuidado.
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Referencias
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