Plano de avaliação da implementação de um contrato de gestão de um hospital no Distrito Federal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i04.1113

Palabras clave:

Avaliação de Programas, Gestão em Saúde, Avaliação em Saúde

Resumen

Introdução: O Hospital da Criança de Brasília José Alencar foi criado para complementar a rede pública pediátrica do Distrito Federal. Com foco na criança portadora de câncer, propõe uma atenção especializada e multidisciplinar. Sua institucionalização foi efetivada pela modalidade de contratualização externa com entidade privada, mediante celebração de contrato de gestão. Objetivo: Apresentar uma proposta de avaliação de implementação do contrato de gestão do Hospital da Criança de Brasília José Alencar. Método: O plano apresenta a modelização do contrato de gestão, a identificação dos principais atores envolvidos com a intervenção e a matriz de análise e julgamento. Resultados e conclusão: A implementação do plano de avaliação fornecerá subsídios para a gestão na tomada de decisões acerca da execução contratual, permitindo o monitoramento dos contratos de gestão, a identificação de desafios e o ajuste dos processos de governabilidade, compliance e accoutability.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Janaína Pinto Braga Meireles, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

    Especialista em Avaliação em Saúde – ENSP/Fiocruz; Especialista em Políticas Informadas por Evidências – PIE – IEP-HSL/PROADI-SUS; Especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos – IFCE/ANA. Engenheira Agrônoma. Analista em Gestão e Assistência Pública à Saúde na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasília-DF, Brasil.

  • Patrícia Pássaro da Silva Toledo, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Ensp/Fiocruz

    Doutoranda em Saúde Pública - ENSP/Fiocruz; Mestre em Ensino em Biociências e Saúde - IOC/Fiocruz; Especialista em Gestão em Saúde – UNIFESP; Sanitarista - Especialista em Saúde Pública - ENSP/Fiocruz; Enfermeira. Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (LASER/ENSP/Fiocruz), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

  • Gisela Cordeiro Pereira Cardoso , Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Ensp/Fiocruz

    Doutora em Saúde Coletiva - IMS/UERJ. Mestre m Saúde Coletiva - IESC/UFRJ. Pós-doutorado pela Tulane University, EUA. Psicóloga. Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (LASER/ENSP/Fiocruz), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Referencias

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS 1.130/2015. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponivel em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html

Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde. Licitações e Contratos. Disponível em: <http://www.saude.df.gov.br/contrato-de-gestao-hcb/>. Acesso em: 05 de novembro de 2019.

Champagne F, Brousselle A, Hartz Z, Contandriopoulos AP, Denis JL. A análise da implantação. In: Brousselle A, Champagne F, Contandriopoulos AP, Hartz Z. (Orgs.). Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011. p. 217- 238.

Abreu DMF. Avaliação da implantação do núcleo descentralizado de vigilância da saúde da Região Metropolitana II - Estado do Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio, Fiocruz, Rio de Janeiro, 2009.

Brasil. Lei n.º 9.637/1998. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, a criação do Programa Nacional de Publicização, a extinção dos órgãos e entidades que menciona e a absorção de suas atividades por organizações sociais, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9637.htm Acesso em: 15 de novembro de 2019.

Costa FGSN. Modelo lógico: instrumento de avaliação para a estratégia saúde da família no Distrito Federal. Brasília. Dissertação [Mestrado Profissional em Gestão Pública] - Universidade de Brasília; 2018.Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/32239>. Acesso em: 15 de novembro de 2019.

Contandriopoulos AP, Champagne F, Denis JL, Pineault R. A avaliação na área da saúde: conceitos e métodos. In: Hartz Z (Org.). Avaliação em saúde: dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1997. p. 29-47.

Brasil. Decreto n.º 9.203, de 22 de novembro de 2017. Dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto

/d9203.htm>. Acesso em: 10 de julho de 2021.

Santos AR. A teoria do programa e seus múltiplos usos: Construindo Referências para a Avaliação de Desempenho do PRONATEC. Brasília. Monografia [Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas] - Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União; 2013. Disponível em: < https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/a-teoria-do-programa-e-seus-multiplos-usos-construindo-referencias-para-a-avaliacao-de-desempenho-do-pronatec.htm>. Acesso em:24 de novembro de 2019.

Abreu DMF, Santos EM, Cardoso GCP, Artmann E. Usos e influências de uma avaliação: translação de conhecimento? Saúde Debate 2017; 41(esp):302-316. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/sdeb/a/cwmmdr9rhStKhD5brqsD3Ck/?

format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 24 de novembro de 2019.

Nakata LC. Proposta de avaliação do grau de implantação da Central de Regulação de consultas e exames no município de Mirassol/SP. Rio de Janeiro. Monografia [Programa de Pós-graduação em Avaliação em Saúde] - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - FIOCRUZ; 2014.

Hartz Z (Org.). Avaliação em saúde: dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1997.

Champagne F, Brousselle A, Hartz Z, Contandriopoulos AP. Modelizar as intervenções. Brousselle A, Champagne F, Contandriopoulos AP, Hartz Z. (Orgs.). In: Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011. p. 61-74.

Champagne F, Brousselle A, Hartz Z, Contandriopoulos AP. A avaliação no campo da saúde: conceitos e métodos. In: Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011. p. 41-60.

Cardoso GCP, Oliveira, EA, Casanova, AO, Toledo PPS, Santos EM. Participação dos atores na avaliação do Projeto QualiSUS-Rede: reflexões sobre uma experiência de abordagem colaborativa. Saúde Debate 2019;43(120): 54-68. https://doi.org/10.1590/0103-1104201912004

Sakita KM. Avaliação da implantação do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos/Aids: o caso do Distrito Federal. Rio de Janeiro. Mestrado [Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública] - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fiocruz; 2012. Disponível em: < https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23

?mode=full>. Acesso em: 15 de novembro de 2019

Publicado

2022-01-18

Número

Sección

Seção temática - Especialização em Avaliação em Saúde

Cómo citar

1.
Plano de avaliação da implementação de um contrato de gestão de um hospital no Distrito Federal. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2022 Jan. 18 [cited 2024 Nov. 20];32(04). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1113

Artículos similares

91-100 de 419

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a