Produção científica multiprofissional: análise cientométrica das interações científicas entre docentes de um curso de Medicina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i03.1295

Palabras clave:

Educação Médica, Pesquisa Multidisciplinar, Educação em Saúde

Resumen

Objetivos: analisar a produção científica e a colaboração multiprofissional entre docentes de um curso de Medicina de uma instituição de ensino superior privada da cidade de Salvador, Bahia. Método: estudo cientométrico das produções científicas e colaborações multiprofissionais de 359 docentes do curso médico, a partir da verificação do Currículo Lattes presente na plataforma Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Resultado: oitenta e cinco professores (23,7%) foram incluídos no estudo por apresentarem Currículo Lattes atualizado (12 meses). Apesar de a maioria possuir pós-graduação stricto sensu (70,6%), os professores médicos apresentaram menor titulação (p<0,001) e produção científica (p=0,014) quando comparados aos docentes de outras formações. Ao analisarmos a colaboração multiprofissional, 25 professores (29,4%) apresentaram interações científicas. Conclusão: verificou-se um baixo envolvimento científico do corpo docente e uma discreta rede de colaboração endógena entre os professores pesquisadores do curso.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Quécia Hosana Fatel Brito, Universidade Salvador - UNIFACS

    Estudante de Biomedicina, Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador, Bahia, Brasil

  • Lara Helena da Visitação Galvão da Silva, Universidade Salvador - UNIFACS

    Estudante de Biomedicina, Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador, Bahia, Brasil

  • Lorena Rios de Melo, Universidade Salvador - UNIFACS

    Estudante de Biomedicina, Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador, Bahia, Brasil

  • Mariana Araújo-Pereira, Centro Universitário FTC - UniFTC

    Doutoranda no Instituto Gonçalo Moniz (FIOCRUZ), Mestre em bioinformática pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Centro Universitário FTC (UniFTC), Salvador, Bahia, Brasil

  • Bruno Bezerril Andrade, Instituto Gonçalo Moniz - FIOCRUZ

    Médico. Doutor pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Pesquisador do Instituto Gonçalo Moniz (FIOCRUZ), e professor do Centro Universitário FTC (UniFTC), Salvador, Bahia, Brasil

  • André Nogueira Nazar, Centro Universitário FTC (UniFTC)

    Médico. Doutor em Medicina e Pesquisa Translacional pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professor do Centro Universitário FTC (UniFTC), Salvador, Bahia, Brasil

  • Rodrigo Francisco de Jesus, Centro Universitário FTC (UniFTC)

    Enfermeiro. Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Professor do Centro Universitário FTC (UniFTC), Salvador, Bahia, Brasil

  • Luiz Fernando Quintanilha, Centro Universitário FTC (UniFTC)

    Biólogo. Doutor em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor e coordenador científico do Centro Universitário FTC (UniFTC) e professor da Universidade Salvador (UNIFACS). Salvador, Bahia, Brasil

Referencias

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer nº 334, CNE/CES de 2019. Institui a Orientação às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores. Brasília, 2019 [acesso em 18 maio 2022]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=119811-pces334-19&category_slug=agosto-2019-pdf&Itemid=30192

Faria L, Oliveira-Lima JA de, Almeida-Filho N. Medicina baseada em evidências: breve aporte histórico sobre marcos conceituais e objetivos práticos do cuidado. História, Ciências, Saúde-Manguinhos [Internet]. 2021 Jan-Mar;28(1):59–78 [citado em 27 Abr 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702021000100004

Atallah' AN. Medicina baseada em evidências. Diagn Tratamento. 2018;23(2). 43-44. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/06/904888/rdt_v23n2_43-44.pdf

Atallah' AN, Castro AA. Medicina Baseada em Evidências: o elo entre a boa ciência e a boa prática clínica. Medicina Conselho Federal. 1998 Jan-Mar;20(1):5–9. Disponível em: http://www.centrocochranedobrasil.com.br/apl/artigos/artigo_517.pdf

Guedes HTV, Guedes JC. Avaliação, pelos estudantes, da atividade “Trabalho de Conclusão de Curso” como integralização do eixo curricular de iniciação à pesquisa científica em um curso de medicina. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2012 Jun;36(2):162–71 [citado em 20 Abr 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000400003

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 4, CNE/CES de 2001/11/7. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Diário Oficial da União. Brasília, 9 nov. 2001; Seção 1, p. 38 [acesso em 18 maio 2022]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/ pedf/CES04.pdf.

Meireles MA de C, Fernandes C do CP, Silva LS e. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação Médica: Expectativas dos Discentes do Primeiro Ano do Curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2019 Abr-Jun;43(2):67–78 [citado em 5 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2RB20180178

Cardoso GP, Junior CTS, Martinho JMSG, Cyrillo RJT. Iniciação científica em medicina: uma questão de interesse para todas as especialidades. Pulmão RJ. 2004 Jan-Mar;13(1):8-12. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-401682

Ferrari, CKB. Por que respondemos mal à pandemia de covid-19? Transformações necessárias nos saberes docentes da saúde. Humanidades & Inovação. 2021 Ago; 8(45):185-196. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4410

Fagundes-Pereyra WJ, Petroianu A. Interesse de Estudantes de Medicina por Pesquisa Científica. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2021 Maio-Set; 24(2):09–13 [citado em 10 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v24.2-002

Cyrillo RJT, Setubal S, Junior CTS, Velarde LGC, Mattos ACT, Touça AS, et al. Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no Brasil. Rev Port Pneumol [Internet]. 2008 Set-Out;14(5):635–45 [citado em 10 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0873-2159(15)30274-9

Sousa TV, Melchior LMR, Silva RC, Carvalho-Filha FSS, Moraes-Filho IM. COVID-19: A Importância Da Pesquisa Científica. REVISA [Internet].2020 Jul-Set; 9(1): 573-575 [citado em 13 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.36239/revisa.v9.nEsp1.p573a575

Oliveira NA de, Alves LA, Luz MR. Iniciação científica na graduação: o que diz o estudante de medicina?. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2008 Set;32(3):309–314 [citado em 10 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000300005

Quintanilha LF, Farias CS da S, Andrade BB. Formação e Envolvimento Pedagógico entre Docentes do Ensino Superior em Saúde: Uma Análise dos Cursos Médicos. Rev Int Educ Super [Internet]. 2020;7:1-17 [citado em 11 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659850

Batista NA. Educação Interprofissional em Saúde: Concepções e Práticas. Caderno FNEPAS. 2012;2:25 28. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4298824/mod_resource/content/1/educacao_interprofissional.pdf

Grácio, M. C. C. “Colaboração científica: Indicadores Relacionais De Coautoria”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends [Internet]. 2018;12(2) [citado em 11 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n2.04.p24

Silva JA da, Bianchi MLP. Cientometria: a métrica da ciência. Paidéia (Ribeirão Preto) [Internet]. 2001;11(20):5-10 [citado em 28 Set 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2001000200002

Henry L, Wickham H (2022). purrr: Functional Programming Tools. Disponível em: http://purrr.tidyverse.org, https://github.com/tidyverse/purrr

Bastian M., Heymann S., Jacomy M. (2009). Gephi: an open source software for exploring and manipulating networks. International AAAI Conference on Weblogs and Social Media.

R Core Team (2015). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponível em: https://www.R-project.org/.

Kuhnigk O, Böthern AM, Reimer J, Schäfer I, Biegler A, Jueptner M, et al. Benefits and pitfalls of scientific research during undergraduate medical education. GMS Zeitschrift für Medizinische Ausbildung [Internet]. 2010 Nov;27(5):1-7 [citado em 20 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.3205/zma000709

Abu-Zaid A, Alkattan K. Integration of scientific research training into undergraduate medical education: areminder call. Medical Education Online [Internet]. 2013 Out;18(22832) [citado em 20 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.3402/meo.v18i0.22832

Albert, M., Hodges, B. & Regehr, G. Research in Medical Education: Balancing Service and Science*. Adv Health Sci Educ Theory Pract [Internet}. 2007 Out; 12:103–115 [citado em 21 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10459-006-9026-2

dos Santos Estácio, LS. A importância do currículo lattes como ferramenta que representa a ciência, tecnologia e inovação no país. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. 2017; 22(2): 300-311. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1353#:~:text=O%20sistema%20de%20Curr%C3%ADculo%20Lattes,de%20pesquisa%20bibliogr%C3%A1fica%20e%20documental

Souza CD de, Filippo D de, Casado ES. Crescimento da atividade científica nas universidades federais brasileiras: análise por áreas temáticas. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2018 Mar; 23(1):126-156 [citado em 28 Set 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100008

Bufrem LS, Nascimento BS do. A produção científica brasileira na web of science (2017-2019): entre o discurso político e os estudos métricos de informação. Logeion [Internet]. 2019;6(1):12-26 [citado em 28 Set 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p12-26

Rezende JM. À sombra do Plátano: crônicas de história da medicina. Brazil: Scielo Books - Editora Fap-Unifesp; 2009 [acesso em 22 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788561673635

Hilu L, Gisi ML. Produção científica no Brasil: um comparativo entre universidades públicas e privadas. Anais do 10º Congresso Nacional de Educação. 1º Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação; 2011;5665-72. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/5221_3061.pdf

Durham MER. As universidades públicas e a pesquisa no Brasil. São Paulo, NUPES, Documento de trabalho. 1998;9:98. Disponível em: https://nupps.usp.br/downloads/docs/dt9809.pdf

Nathan DG, para o Painel do Diretor do National Institutes of Health sobre Pesquisa Clínica. Clinical Research. Perceptions, Reality, and Proposed Solutions. JAMA [Internet]. 1998;280(16):1427–1431 [citado em 23 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1001/jama.280.16.1427

Mendes, PHC et al. Perfil dos pesquisadores bolsistas de produtividade científica em medicina no CNPq, Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2010 Dez; 34(4): 535-541 [citado em 23 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000400008

Figueiredo WPS, Nunes TS, Moura TA, Lima RSA, Tanajura DM. Pesquisa científica: conhecimento, atitudes e barreiras entre estudantes de medicina brasileiros. Arch Health Sci [Internet]. 2018 Dez ;56–9.[citado em 23 maio 2022] Disponível em: https://doi.org/10.17696/2318-3691.25.3.2018.1155

Gonzales AO,Westfall J, Barley GE. Promoting medical student involvement in primary care research. Fam Med. 1998;30(2):113-116. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9494801/

Rivera JA, Levine RB, Wright SM. Completing a Scholarly Project During Residency Training. Journal of General Internal Medicine [Internet]. 2005 Abr;20(4):366-369 [citado em 24 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1525-1497.2005.04157.x

Robyn L. Houlden, Jamila B. Raja, Christine P. Collier, Albert F. Clark & Jennifer M. Waugh. Medical students’ perceptions of an undergraduate research elective. Medical Teacher [Internet]. 2004 Nov; 26(7): 659-661 [citado em 24 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01421590400019542

Sidone OJG, Haddad EA, Mena-Chalco JP. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação [Internet}. 2016 Jan-Abr;28(1):15–32 [citado em 24 maio 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-08892016002800002

Presidente da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [Internet]. Brasília, DF; 1996. [acesso em 18 maio 2022]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais.

Brasil. Ministério das Relações Exteriores. Denominações das Instituições de Ensino Superior (IES). Brasília, DF. [acesso em 10 maio 2022]. Disponível em: http://www.dce.mre.gov.br/nomenclatura_cursos.html.

Publicado

2023-02-10

Número

Sección

Educação

Cómo citar

1.
Produção científica multiprofissional: análise cientométrica das interações científicas entre docentes de um curso de Medicina. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2023 Feb. 10 [cited 2024 Nov. 20];33(03). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1295

Artículos similares

161-170 de 329

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.