Curso de especialização de avaliação em saúde: uma análise a partir da translação do conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i04.1115

Palabras clave:

avaliação em saúde, educação à distância, educação em saúde

Resumen

A qualificação em Monitoramento e Avaliação (M&A) para profissionais dos diferentes níveis de gestão do SUS, associando prática e teoria, propicia o fortalecimento do campo e a sua institucionalização. Experiências de EAD, como o Curso de Avaliação em Saúde, tem se mostrado uma importante estratégia de formação, pois expande a oportunidade de as instituições de saúde qualificarem sua força de trabalho. Objetivo: discutir essa experiência a partir do arcabouço conceitual da translação do conhecimento, integrado à Teoria do Ator-Rede. Método: estudo qualitativo, de natureza descritiva, utilizando como base de análise os domínios de mediação cognitivo-pedagógico, estratégico e logístico-acadêmico. Desenvolvimento: a abordagem translacional forneceu uma teoria explicativa que subsidiou a análise crítica do curso e a reflexão sobre os processos de coprodução do conhecimento. Considerações finais: a configuração de uma rede permeável e flexível possibilitou a adoção de estratégias adaptativas e inovadoras na resolução das controvérsias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gisela Cordeiro Pereira Cardoso, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Pesquisadora em Saúde Pública do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais - Laser/Ensp/Fiocruz. Rio de Janeiro, Brasil.

Dolores Maria Franco de Abreu, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz; Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais - Laser/Ensp/Fiocruz. Rio de Janeiro, Brasil.

Beatriz da Costa Soares, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz; Assistente de Pesquisa do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais - Laser/Ensp/Fiocruz. Rio de Janeiro, Brasil.

Citas

Brasil. Ministério da Saúde. Concurso público para provimento de vagas em cargos do plano de carreiras de ciência e tecnologia nas carreiras de planejamento, gestão e infraestrutura e desenvolvimento tecnológico. Edital nº 4, Funcab – 2014.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). Normas de Qualidade para a Avaliação do Desenvolvimento. 2016.

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância. Caderno do aluno: Curso Avaliação em Saúde. Educação a Distância. – 2ª ed. – Rio de Janeiro, RJ: CDEAD, ENSP, Fiocruz, 2019.

Ruhe V, Zumbo BD. Evaluation in distance education and e-learning: The unfolding model. Guilford Press; 2008.

Santos, e. M.; Cardoso, G.; Abreu, D. E-learning e pedagogias problematizadoras: uma experiência brasileira em ensino de Monitoramento e Avaliação. In: Pereira Neto, A.; Flynn, M. (orgs.). Internet e saúde no Brasil: desafios e tendências. 1 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. p. 375-401.

Vilas Boas, P. A. F., Ferrari, M. M., Hellmann, A., Stephanou, M., & Jannuzzi, P. D. M. Estudo Técnico n. 22/2014. Formação em monitoramento e avaliação: a experiência da SAGI e CEGOV na capacitação de agentes públicos estaduais e municipais. 2014.

Dubeux LS, Cazarin G, Figueiró AC, Bezerra LCA, Barros M, Salvi Â, et al. Formação de avaliadores na modalidade educação a distância: necessidade transformada em realidade. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. 2007;7:s47–52.

Brasil. Ministério da Saúde. Programa Nacional de DST e Aids: Monitor Aids. Brasília: Centers for Disease Control and Prevention, 2004.

Santos, EM. Plano Nacional de Monitoramento e Avaliação - Programa Nacional de DST e Aids: Assessoria de Monitoramento e Avaliação. Brasília: Ministério da Saúde.

Latour B. On actor-network theory: A few clarifications. Soziale welt. 1996;369–81.

Freire, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface-Comunicação, Saúde, Educação. 1998; 2:139–54.

Díaz Bordenave, JE. Estrategias de enseñanza-aprendizaje: orientaciones didácticas para la docencia universitaria. IICA, 1982.

Potvin, L. Translation and Transcriation. Monitoramento e Avaliação para Ação, Seminário Internacional, Brasília, dez. 2015.

Latour B, others. Reassembling the social: An introduction to actor-network-theory. Oxford university press; 2005.

Clavier C, Sénéchal Y, Vibert S, Potvin L. A theory-based model of translation practices in public health participatory research. Sociology of health & illness. 2012;34(5):791–805.

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Cardoso GCP; Abreu DMF; Santos EM; Oliveira EA; Almeida C; Soares BC; Barbosa L; Paolucci R; Lima EFF. Relatório final das iniciativas de ensino da indústria farmacêutica: o caso de Farmanguinhos. ENSP, Fiocruz, 2017.

Canadian Institute of Health Research (CIHR). Knowledge Translation—Definition. Acesso em 16 de setembro de 2021: http://www.cihr-irsc.gc.ca/e/29418.html#2

Abreu DMF de, Santos EM, Cardoso GCP, Artmann E. Usos e influências de uma avaliação: translação de conhecimento? Saúde em Debate. 2017; 41:302–16.

Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de Saúde Pública. 2004; 20:780–8.

Libâneo JC. Os significados da educação, modalidades de prática educativa e a organização do sistema educacional. Revista Inter Ação. 1992; 16(1):67–90.

Batista N, Batista SH, Goldenberg P, Seiffert O, Sonzogno MC. Problem-solving approach in the training of healthcare professionals. Revista de Saúde Pública. 2005; 39:231–7.

Venturini T, Munk A, Jacomy M. Ator-rede versus Análise de Redes versus Redes Digitais: falamos das mesmas redes? 1. Galáxia (São Paulo). 2018; 5–27.

Felisberto E. Da teoria à formulação de uma Política Nacional de Avaliação em Saúde: reabrindo o debate. Ciência & Saúde Coletiva. 2006; 11:553–63.

Hartz ZM de A, Santos EM, Matida ÁH. Promovendo e analisando o uso e a influência das pesquisas avaliativas: desafios e oportunidades ao se institucionalizar a avaliação em saúde. In: Meta-avaliação da atenção básica à saúde: teoria e prática. 2008. p. 325–40.

Felisberto E, Alves C de A, Bezerra L de A. Institucionalização da avaliação. Samico I, Felisberto E, Figueiró AC, Frias PG, organizadores Avaliação em Saúde: bases conceituais e operacionais Rio de Janeiro: Medbook. 2010;143–61.

Denis J-L. Institucionalização da avaliação na administração pública. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. 2010; 10: s229–333.

Bezerra LCA, Felisberto E, Costa JMB da S, Hartz Z. Translação do conhecimento na qualificação da gestão da vigilância em saúde: contribuição dos estudos avaliativos de pós-graduação. Physis: Revista de Saúde Coletiva. 2019; 29.

Cousins JB, Chouinard JA. Participatory evaluation up close: An integration of researchbased knowledge. IAP; 2012.

Cousins JB, Whitmore E. Framing participatory evaluation. New directions for evaluation. 1998;1998(80):5–23.

Cardoso GCP, Oliveira EA de, Casanova AO, Toledo PP da S, Santos EM dos. Participação dos atores na avaliação do Projeto QualiSUS-Rede: reflexões sobre uma experiência de abordagem colaborativa. Saúde em Debate. 2019; 43:54–68.

Rodríguez-Campos L, Rincones-Gómez R. Collaborative evaluations: step-by-step. Stanford University Press; 2012.

Carmo RDOS, Franco AP. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista. 2019; 35.

Diaz Bordenave J. Pedagogia problematizadora na formação à distância em enfermagem. Tecnologia Educacional. 1995; 22(123):32–4.

Brasil. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 11 set. 2021.

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. e Programa Nacional de DST e Aids. Seminário Internacional de Monitoramento e Avaliação – Pensar Avaliação em (situ)Ação: da Teoria à Mudança de Programas. Rio de Janeiro, RJ, ENSP, Fiocruz, 2009.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

1.
Cordeiro Pereira Cardoso G, Maria Franco de Abreu D, da Costa Soares B. Curso de especialização de avaliação em saúde: uma análise a partir da translação do conhecimento. Com. Ciências Saúde [Internet]. 31 de diciembre de 2021 [citado 2 de octubre de 2024];32(04). Disponible en: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1115

Número

Sección

Seção temática - Especialização em Avaliação em Saúde

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.