Perfil da assistência hospitalar prestada por enfermeiras residentes em obstetrícia em Brasília, Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v27i04.35Palavras-chave:
Enfermagem Obstétrica;, Parto Normal;, Cuidados de EnfermagemResumo
Objetivo: Descrever os resultados de parâmetros de assistência ao parto prestado por enfermeiras residentes de enfermagem obstétrica em um hospital-ensino do Distrito Federal.
Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa por meio de análise documental. A busca da amostra foi feita a partir de caderno de registro dos partos normais e de prontuário eletrônico. A amostra foi composta por 142 prontuários. Os partos analisados foram realizados no período de fevereiro de 2011 a maio de 2015. Utilizou-se na análise dos dados o Microsoft Office Excel (2010).
Resultados: Foram analisados 142 prontuários. A faixa etária preva‑ lente entre as parturientes foi de 20 a 30 anos (48,6%), em sua maioria solteiras (28,2%), primigestas (35,2%) e com gestação a termo (38%). Os exercícios facilitadores mais utilizados foram posições verticais (15,3%) e deambulação (11,4%). A maioria dos partos foram conduzidos sem uso de ocitocina (62,7%). A posição litotômica materna foi predominante (73,9%). Na maioria dos partos não foi realizada episiotomia (85,2%) e a laceração de primeiro grau ocorreu em 70,9%. A maioria dos neonatos obteve um índice de Apgar acima de 7 no primeiro e no quinto minuto de vida (88,7% e 95,1%).
Conclusão: Os achados revelam que as enfermeiras residentes estabelecem práticas de cuidado humanizado baseadas em evidências científicas. A única conduta amplamente empregada durante os partos que contradiz o recomendado é o predomínio da posição litotômica, provavelmente por questões culturais que envolvem os profissionais e as gestantes. Portanto, os achados deste estudo contribuem para o aprimoramento da assistência obstétrica. Palavras-chave: Enfermagem Obstétrica; Parto Normal; Cuidados de Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.