Avaliação de habilidades básicas de estudantes no espectro do autismo
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v33i01.903Palavras-chave:
Transtorno do Espectro do Autismo, Testes Neuropsicológicos, Aprendizagem, Deficiências da AprendizagemResumo
Objetivo: avaliar as habilidades básicas de estudantes no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método: trata-se de um estudo transversal descritivo. Participaram 23 crianças com TEA, os dados foram coletados por meio da aplicação do instrumento de Avaliação da Linguagem Básica e Habilidades de Aprendizagem Revisada (ABLLS-R), e foram analisados com o uso de estatística descritiva (frequências absoluta e relativa). Resultados: os resultados obtidos foram organizados em cinco quadros: 1) os pedidos (mandos); 2) nomear (tatos); 3) intraverbais (respostas a perguntas, completar frases ou músicas, manter diálogos, cantar etc.); 4) vocalizações espontâneas; 5) sintaxe e gramática. Conclusão: Foi possível identificar em quais habilidades básicas os participantes apresentaram dificuldades e em quais estavam dentro do padrão de desenvolvimento esperado para a idade cronológica de cada uma, desta forma grande parte dos estudantes conseguiram executá-las.
Downloads
Referências
Deffense DA, Fernandes FDM. Adaptação sócio-comunicativa e Autism Behavior Checklist: correlações com a evolução de adolescentes autistas institucionalizados. Rev. soc. bras. Fonoaudiol. 2011; 16(3): 323-329. doi : https://doi.org/10.1590/S1516-80342011000300014
Campos LK, Fernandes FDM. Perfil escolar e as habilidades cognitivas e de linguagem de crianças e adolescentes do Espectro do Autismo. Rev CoDAS. 2016; 28(3): 234-243. doi : https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015023
Secchi A. Os benefícios da inclusão de uma pessoa com autismo na escola regular: um estudo de caso. Rev Ágora. 2013; 9(17):60-75.
Fialho, J. Autismo: A avaliação de repertório inicial. [s.l.: s.n.]; 2012 [acesso em 2019 fev. 26]. Portal Comporte-se Disponível em: http://www.comportese.com/2012/04/autismo-a-avaliacao-de-repertorio-inicial.
Zaqueu LCC, Teixeira MCTV, Alckimin FC, Paula CS. Associações entre sinais precoces de autismo, atenção compartilhada e atrasos do desenvolvimento infantil. Psic.: Teor e Pesq. 2015; 31(3): 293-302. doi: https://doi.org/10.1590/0102-37722015032243293302
Oliveira BDC, Felman C, Couto MCV, Lima RC. Políticas para o autismo no Brasil: entre a atenção psicossocial e a reabilitação. Physis. 2017;27(03):707-726. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-7331201700030001 7
Santos THF, Barbosa MRP, Pimentel AGL, Lacerda CA, Balestro JI, Amato CAIH, et al. Comparação dos instrumentos Childhood Autism Rating Scale e Autism Behavior Checklist na identificação e caracterização de indivíduos com distúrbios do espectro autístico. J Soc Bras Fonoaudiol. 2012; 24(1):104-106. doi: https://doi.org/10.1590/S2179-64912012000100018
Zanon RB, Backes B, Bosa CA. Identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais. Psic.: Teor. e Pesq. 2014; 30(1): 25-33. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000100004
Partignton, JW. Guía de ABLLS-R: Evaluación de Habilidades de Lenguaje y Aprendizaje Básicos (ABLLS-R). Version 2.0. Behavior Analysts: Walnut Creek, Califórnia, 2013.
Carvalho FA, Paula CS, Teixeira MCTV, Zaqueu LCC, D’Antino MEF. Rastreamento de sinais precoces de Transtorno do Espectro do Autismo em crianças de creches de um município de São Paulo. Psicol.: Teor. Prát. 2013; 15(2):144-154. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872013000200011&lng=pt&nrm=iso.
Oliveira TP, Jesus JC. Análise de sistema de comunicação alternativa no ensino de requisitar por autistas. Psicol. Educ. 2016; 42:22-33. doi: http://dx.doi.org/10.5935/2175-
Sousa ILD. O efeito do atraso gradual do modelo ecoico na aquisição de tato e de mando em crianças com diagnóstico de autismo [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2015. 108 p. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16750
Branco, MFC. Transtorno do Espectro do Autismo: intervenções focadas na análise do comportamento verbal de Skinner 2010 [dissertação]. Belém-PA: Universidade Federal do Pará; 2010. 16 p.
Garcia, B, Zavitoski, M, Elias, NC. Avaliação intraverbal em pessoas com deficiência intelectual, autismo e desenvolvimento típico. Acta Comport. 2018; 26(2):233-247. Disponível em: http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/65041.
Herdy, AM, Carmo, CF. Os efeitos da musicoterapia em pacientes portadores do Transtorno do Espectro Autista. REINPEC. 2016; 2(2): 283-341. doi: http://dx.doi.org/10.20951/2446-6778/v2n2a17
Correia, OF, Lampreia, C. A conexão afetiva nas intervenções desenvolvimentistas para crianças autistas. Psicol., Ciênc. Prof. 2012; 34(4):926-941. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000400012
Khoury LP, Teixeira MCTV, Carreiro LRR, Schwartzman JS, Ribeiro AF, Cantiere CN, et al. Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar: guia de orientação a professores [livro eletrônico]. São Paulo: Memnon, 2014. Disponível em: http://portal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/3155.pdf
Varanda CA, Fernandes FDM. Consciência Sintática: Correlações no Espectro do Autismo. Psicol-Reflex. Crit. 2014; 27(4):748-758. doi: 10.1590/1678-7153.201427415
Gonçalves CAB, Castro MSJ. Propostas de intervenção fonoaudiológica no autismo infantil: revisão sistemática da literatura. Distúrb Comun, São Paulo. 2013; 25(1): 15-25. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14920/11128
Barreira GMD. Estudo da morfologia e da sintaxe da linguagem de indivíduos autistas de alto desempenho [tese]. Rio de Janeiro: Instituto Fernandes Figueira; 2011. 105 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8016
Souza TC, Corrêa CC, Martins A, Maximino LP. Teleducação em linguagem infantil na instrumentalização do profissional da educação e saúde. J Health NPEPS. 2020; 5(2):317-336. doi : http://dx.doi.org/10.30681/252610104454
Moreira MTF, Lima AMN, Guerra M. Sobrecarga do cuidador informal de crianças com transtorno do espectro do autista. J Health NPEPS. 2020; 5(1):38–51. doi : Journal Health NPEPS. 2020 jan-jun; 5(1):38-51.ISSN 2526-101038http://dx.doi.org/10.30681/252610104200
Carvalho Filha FSS, Moraes Filho IM, Soek AM, Lima NDP, Silva MVRS, Lima LM, et al. Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores. J Health NPEPS. 2021; 6(1):87-105. doi: http://dx.doi.org/10.30681/25261010500
Carvalho Filha FSS, Nunes EKP, Oliveira MVM, Santos JC, Frasca LLM, Sousa TV, et al. Avaliação de habilidades básicas de estudantes no espectro do autismo no ambiente de aprendizagem. Amazonia. Sci. Health. 2021;9(1):79-85. doi: 10.18606/2318-1419/amazonia.sci.health.v9n1p79-95
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.