Oportunidades de formação em avaliação de tecnologias em saúde: mapeamento de cursos nacionais e internacionais

Autores

  • Johnathan Portela da Silva Galdino Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Distrito Federal
  • Erica Tatiane da Silva Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Distrito Federal
  • Flávia Tavares Silva Elias Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v27i03.74

Palavras-chave:

Tecnologias em saúde, Cursos de capacitação, Avaliação de tecnologias em saúde, Tomada de decisões, Monitoramento

Resumo

Introdução: A incorporação de tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) requer pessoal capacitado nas ferramentas de avaliação de tecnologias em saúde (ATS). Conhecer a oferta vigente destas oportunidades de capacitação é importante para preencher eventuais lacunas na oferta de profissionais qualificados nos serviços de saúde.
Objetivo: Mapear as oportunidades de formação e capacitação em avaliação de tecnologias em saúde disponíveis em nível nacional e internacional.
Métodos: Estudo descritivo, com dados secundários, por meio de buscas nos sítios eletrônicos da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) e da Internacional Network Agencies for Health Technology Assessment (INAHTA) ocorrida entre março e abril de 2016.
Resultados: No período do estudo foram encontrados 62 cursos na área de ATS. As universidades, organizações não governamentais e as redes ofertaram 77,4% dos cursos. As universidades participaram com 51% dos cursos, em especial, com cursos de formação em nível mestrado.
As instituições canadenses foram destaques na oferta de cursos de curta duração, representando 13 cursos. A maioria dos cursos de longa duração foi ofertada por instituições brasileiras, alcançando 13 cursos. Para os 62 cursos, observou‑se ênfase para profissionais de saúde e poucas ofertas específicas para tomadores de decisão e indústria.
Conclusão: Observou‑se um panorama de ofertas e iniciativas de capacitação em ensino a distância que podem promover a melhoria da qualificação de profissionais de saúde em termos de avaliação e incorporação crítica de tecnologias no SUS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1. Brasil. Ministério da Saúde. Avaliação de Tecnologias em Saúde: institucionalização das ações no Ministério da Saúde. Revista Saúde Pública, 2006; 40(4): 743‑47. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v40n4/29.pdf. Acessado em 29/ago/2016.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde (PNGTS). Brasília, 2010. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_gestao_tecnologias_saude.pdf. Acessado em 29/nov/2016.
3. Portaria nº 2.915, de 12 de dezembro de 2011. Institui a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). Diário Oficial da União. 2011; 12 dez.
4. Elias FTS. A importância da Avaliação de Tecnologias em Saúde para o Sistema Único de Saúde. Boletim do Instituto de Saúde [impresso], 14: 143‑151; 2013.
5. Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde/MS. Brasília, 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf. Acessado em 30/ago/2016.
6. Silva HP, Petramale CA, Elias FTS. Avanços e desafios da política nacional de gestão de tecnologias em saúde. Revista Saúde Pública, 46: 83‑90. São Paulo, dez 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034‑89102012000700012&lng=en&nrm=iso. Acessado em 30/ago/2016.
7. Elias FTS; Patroclo MAA. Utilização de pesquisas: como construir modelos teóricos para avaliação? Ciência Saúde Coletiva, 10(1): 215‑227. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413‑81232005000100028. Acessado em 30/ago/2016.
8. Olry LLA, García ML, Caro MA, Martín RE, Espín BJ. Mapping capacity to conduct health technology assessment in Central, Eastern and South‑Eastern Europe. Croatian Medical Journal. 2016; 57(1): 66‑70. Available at: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4800330/#. Accessed Aug 30, 2016.
9. Zoltán K, Adrian G, Mirjana H, Marcell C, Finn BK. HTA Implementation Roadmap in Central and Eastern European Countries [cited in 14 Jan 2016]. Available at: Http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/hec.3298/full. Accessed Aug 30, 2016.
10. Tolentino‑Silva M. Health technology assessment: experience in the Ministry of Health of Brazil. Rev Peru Med Exp Salud Publica [online], 28(3): 548‑551; 2011. Available at: http://www.scielosp.org/pdf/rpmesp/v28n3/a22v28n3.pdf. Accessed Aug 30, 2016.

Downloads

Publicado

20.12.2017

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Como Citar

1.
Oportunidades de formação em avaliação de tecnologias em saúde: mapeamento de cursos nacionais e internacionais. Com. Ciências Saúde [Internet]. 20º de dezembro de 2017 [citado 27º de novembro de 2024];27(03):203-10. Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/74

Artigos Semelhantes

371-380 de 419

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>