Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional em Terapia Intensiva
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v26i03/04.307Abstract
INTRODUÇÃO: O monitoramento dos parâmetros realizados na terapia nutricional contribui para melhoria da assistência, sendo o indicador de qualidade uma ferramenta prática e de baixo custo para este fim.
OBJETIVO: Realizar uma revisão crítica da literatura sobre os indicadores de qualidade em terapia nutricional em terapia intensiva.
MÉTODOS: Foi procedido um levantamento bibliográfico de artigos científicos até 2014 publicados nas bases de dados conforme os descritores em Ciências da Saúde, com as palavras qualityindicators OR healthindicators AND enteral nutrition.
RESULTADOS: A busca pela qualidade em saúde ocorreu através da acreditação hospitalar. O indicador de qualidade é uma ferramenta utilizada na etapa de monitoramento e controle no processo da busca da qualidade em serviço. A Força Tarefa de Nutrição Clínica publicou trinte e seis indicadores de qualidade em terapia nutricional. Na literatura, são escassos os trabalhos que avaliaram indicadores de qualidade em terapia nutricional em Unidade de Terapia Intensiva, sendo o indicador mais avaliado o que mostra a adequação calórica e proteica da nutrição enteral entre o prescrito e o administrado, que mostrou uma variação de 74 a 89% de adequação, com melhora do resultado após um ano de acompanhamento.
CONSIDERAÇÕES: Indicador de qualidade em terapia nutricional é um assunto recente na literatura, portanto, foram poucos os estudos encontrados nas bases de dados. Ainda assim, foi possível concluir que a aplicação dos indicadores de qualidade em terapia nutricional pode contribuir para melhoria da assistência nutricional aos acientes criticamente enfermos.
Downloads
References
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.



