A percepção de pesquisadores em Alimentação e Nutrição sobre as modalidades de fomento à pesquisa em saúde e a sua contribuição para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição

Autores/as

  • Cássia Pereira das Chagas Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v27i01.87

Palabras clave:

Financiamento da Pesquisa, Fontes de Financiamento de Pesquisa, Política Pública, Alimentação e Nutrição

Resumen

Introdução: As modalidades de fomento nacional e descentralizado são os principais instrumentos utilizados pelo Ministério da Saúde (MS) para financiar pesquisas em saúde. Entre 2004 e 2008, o MS lançou editais em nível nacional e estadual, e financiou 278 pesquisas em Alimentação e Nutrição com um valor global de R$ 14,5 milhões. Para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, o fomento à pesquisa representa um componente importante para o seu monitoramento e avaliação.
Objetivo: Analisar a percepção dos pesquisadores contemplados por editais do Ministério da Saúde no período de 2004‑2008, sobre as modalidades de fomento à pesquisa em saúde e a sua contribuição para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Alimentação e Nutrição.
Métodos: Realizou‑se estudo analítico, com aplicação de questionários online semiestruturado com foco nas modalidades de fomento gerenciadas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.
Resultados: Observou‑se que há uma preocupação dos pesquisadores quanto a priorização de recursos para das regiões Norte, Nordeste e Centro‑Oeste, o aumento do volume de recursos e melhoraria da governança nas Fundações de Amparo à Pesquisa. A modalidade fomento descentralizado foi apontada como mais adequada para financiamento de pesquisa na área. Foram indicados dez temas prioritários para editais de financiamento do Ministério da Saúde.
Conclusão: As duas modalidades de fomento foram importantes para atender prioridades nacionais e regionais de pesquisa, pois priorizam temas importantes para saúde pública e proporcionam subsídios para contornar tal problema e definir novas linhas de investigação para o desenvolvimento de novas pesquisas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Publicado

2017-12-27

Número

Sección

Saúde Coletiva

Cómo citar

1.
A percepção de pesquisadores em Alimentação e Nutrição sobre as modalidades de fomento à pesquisa em saúde e a sua contribuição para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Com. Ciências Saúde [Internet]. 27 de diciembre de 2017 [citado 12 de febrero de 2026];27(01):43-52. Disponible en: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/87

Artículos similares

1-10 de 488

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.