Forum as a teaching-learning tool: experience in the Professional Master's Degree in Family Health
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v34i02.1532Keywords:
Health Postgraduate Programs, Family Health, Education, Distance, Discussion Forums, Active MethodologiesAbstract
Introduction: the forum is a virtual space of asynchronous interaction used in Distance Education, where triggering questions arouse reflections, dialogical discussions, construction of knowledge, in front of various perceptions and experiences of everyday life. Objective: to discuss the use of the forum as an educational strategy that uses active methodologies, in the context of the Professional Master's Degree in Family Health - PROFSAÚDE, from the perspective of teaching practice. Method: descriptive study, with a qualitative approach, type experience report that covered the use of the five integrated forums of the disciplines of the first semester of the course. Results: the forums provided: opportunity for interactions with theoretical depth; debate; critical reflection; development of communication skills; analysis of everyday situations in the service and work processes. Conclusion: the forum is a tool for the collective construction of knowledge among students; contributing to the cognitive, social and affective development and the effectiveness of the teaching-learning process.
Downloads
References
Bicalho RN de M, Oliveira MCSL. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface (Botucatu) [Internet]. 2012 [acesso em 2023 jan 12]; 16 (41). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832012005000028
Guilam MCR, Teixeira CP, Machado MFAS, Fassa AG, Fassa MEG. Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde): uma experiência de formação em rede. Interface (Botucatu) [Internet]. 2020 [acesso em 2023 jan 10]; 24(Supl. 1):1-15. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/JHBXSLpx4Y9zzkfTvXtXXwx/?format=pdf&lang=pt
Teixeira CP, Gomes MQ. (Orgs.). PROFSAÚDE. Mestrado Profissional em Saúde da Família. Turma Multiprofissional: Manual do(a) mestrando(a). 2. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Fiocruz; Recife: UFPE; Porto Alegre: UFCSPA, 2022 [acesso em 2023 abr 15]. Disponível em: https://profsaude-abrasco.fiocruz.br/manual-mestrando-profsaude-atualizado
Moore MG. Three types of interaction. Am J Distance Educ. [Internet]. 1989 [acesso em 2023 fev 20]; 3(2):1-7. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08923648909526659
Brasil. Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF - Seção 1 –2017 mai 26 [acesso em 2023 abr 10]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm
Mitre SMI, Siqueira-Batista R; Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, Moreira T, Hoffmann LMA. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, 2008.
Fonseca SM, Mattar J. Metodologias ativas aplicadas à educação a distância: revisão de literatura. Revista EDaPECI [Internet]. 2017 [acesso em 2023 abr 5]; 17(2): 185-197. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6509
Freire P. Pedagogia do Oprimido. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1987.
Freire P. Pedagogia da Autonomia. 59. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra; 2019.
Barbosa EF, Moura DG. B. Tec. Senac [Internet]. 2013 [acesso em 2023 fev 5];39(2):48-67. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/349/333
Silva MPD, Melo MCOL, Muylder CF. Educação a distância em foco: um estudo sobre a produção científica brasileira. Rev. Adm. Mackenzie [Internet]. 2015 [acesso em 2023 fev 22]; 16(4): 202-230. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-69712015/administracao.v16n4p202-230
Piaget J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores; 1970.
Piaget J. Aprendizagem e conhecimento. In: Piaget J, Gréco P. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos; 1974.
Piaget J. A psicogênese dos conhecimentos. In: Piaget J. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes; 1990.
Piaget J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2002.
Silva AMTB, Constantino GD, Premaor VB. A contribuição da teoria das representações sociais para análise de um fórum de discussão virtual. Temas psicol. [Internet]. 2011 [acesso em 2023 mar 10]; 19(1): 233-242. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v19n1/v19n1a18.pdf
Mussi RFF, Flores FF, Almeida CP. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional [Internet]. 2021 [acesso em 2023 fev 15]; 17(48): 60-77. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010
Azevedo VA, Melo MDSM, Silva AFR. José Rodrigues Freire Filho JR, Leite BF. O PROFSAÚDE como estratégia de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde para a formação e para o desenvolvimento de trabalhadores no SUS. In: Teixeira CP, Guilam MCR, Machado MFAS, Gomes MQ, Almeida PF (Orgs.). Atenção, Educação e Gestão: Produções da Rede PROFSAÚDE. Porto Alegre: Rede Unida; 2020 [acesso em 2023 fev 15]; 16-19. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2020/10/Atencao-Educacao-e-Gestao-Producoes-da-Rede-Profsaude.pdf
Wander B, Gomes MQ, Pinto MEB. Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância. Interface (Botucatu) [Internet]. 2020 [acesso em 2023 mar 15]; 24(suppl 1). Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.190513
Cunha MI. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev Fac Educ [Internet]. 1997 Jan [acesso em 2023 mar 5]; 23(1-2):185–95. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-25551997000100010
Felipe MCP, Melo RHV, Vilar RLA. Roda de conversa: diálogo que (re)orienta a práxis. In: Brasil. Ministério da Saúde. II Mostra nacional de produção em saúde da família: trabalhos premiados. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. p.193-202.
Daltro MR, Faria AA. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. pesqui. psicol. [Internet]. 2019 [acesso em 2023 abr 21]; 19(1): 223-237. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&nrm=iso
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo: Hucitec; 2004.
Brasil. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União; 2016 mai 24. Seção 1.
Mantovani DMN, Viana ABN, Gouvêa MA. Comunicação assíncrona como ferramenta no ensino-aprendizagem de estatística aplicada à administração. Revista Iberoamericana de Educación [Internet]. 2010 [acesso em 2023 abr 20]; 54(3): 1-15. Disponível em: https://doi.org/10.35362/rie5431672
Starfield B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde; 2002. p. 207-227.
Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica 2017. Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017 [acesso em 2023 mar 10]. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html>. Acesso em: abril 2023.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Portaria Nº 2.979 de 12 de novembro de 2019. Institui o Programa Previne Brasil [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2019 [acesso em 2023 abr 10]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/previne-brasil/arquivos/portaria-no-2-979-de-12-de-novembro-de-2019.pdf
Morosini MVGC, FONSECA AF, LIMA LD. Política Nacional de Atenção Básica 2017: retrocessos e riscos para o Sistema Único de Saúde. Saúde debate [Internet]. 2018 [acesso em 2023 abr 10]; 42(116): 11-24. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/7PPB5Bj8W46G3s95GFctzJx/?format=pdf&lang=pt
Giovanella L, Martufi V, Ruiz Mendoza DC, Mendonça MHM, Bousquat A, Aquino R, Medina MG. A contribuição da Atenção Primária à Saúde na rede SUS de enfrentamento à Covid-19. Saúde Debate [Internet]. 2020 [acesso em 2023 abr 12]; 44(spe4): 161–176. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/LTxtLz5prtrLwWLzNJZfQRy/?lang=pt#
Faustino GPS, Silva MO, Almeida Filho AJ, Ferreira MA. Perfil de um projeto de educação em saúde de enfermagem na rede social Instagram. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2023 [acesso em 2023 abr 16]; 76(2): Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0301pt
Izecksohn MMV, Teixeira Junior JE, Stelet BP, Jantsch AG. Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade: desafios e realizações em uma Atenção Primária à Saúde em construção. Ciênc. saúde colet. [Internet]. 2017 [acesso em 2023 abr 16]; 22(3): 737-746. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232017223.332372016
Campos KFC, Sena RR, Silva KL. Educação permanente nos serviços de saúde. Esc Anna Nery [Internet]. 2017 [acesso em 2023 abr 15]; 21(4):1-10. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/9vD6Ww7FyM9qHFKqgrRkT3c/?format=pdf&lang=pt
Vasconcelos EM. Educação popular e a atenção à saúde da família. 3. ed. São Paulo: Hucitec; 2006. 336 p.
Ceccim RB. Pacientes Impacientes: Paulo Freire. In: Caderno de Educação Popular e Saúde. MINISTÉRIO DA SAÚDE - Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa / Departamento de Apoio à Gestão Participativa [Internet]. 2007 [acesso em 2023 abr 15]; p. 32-45. Disponível em: https://sites.uepg.br/let/wp-content/uploads/2017/04/Pacientes-impacientes-Paulo-Freire.pdf
Brasil. Fluxograma do processo de atendimento e referenciamento da rede de Núcleos e Postos de ETP. (Documento Extraído do Produto 8 da Consultoria técnica especializada pela consultora Verônica dos Anjos no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA-11-X6) [Internet]. 2013 [acesso em 2023 fev 15]. Disponível em: https://docplayer.com.br/815318-Fluxograma-do-processo-de-atendimento-e-referenciamento-da-rede-de-nucleos-e-postos-de-etp-1.html
Previato GF, Baldissera VDA. A comunicação na perspectiva dialógica da prática interprofissional colaborativa em saúde na Atenção Primária à Saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [acesso em 2023 fev 20]; 22(Suppl 2): 1535–1547. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0647
Barata RB. Avanços e desafios do mestrado profissionalizante. In: Leal MC, Freitas CM (Orgs.). Cenários possíveis: experiências e desafios do mestrado profissional na saúde coletiva [Internet]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ; 2006: 267-282. Disponível em: https://books.scielo.org/id/sp
Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface (Botucatu) [Internet]. 1998 [acesso em 2023 mar 30]; 2(2). Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/BBqnRMcdxXyvNSY3YfztH9J37
Bitencourt JVOV, Meschial WC, Biffi P, Conceição VM, Maestri EM, Lima JBS. Estratégia problematizadora para o ensino do processo de enfermagem: um relato de experiência docente. Arq. ciências saúde UNIPAR [Internet]. 2022 [acesso em 2023 mar 10]; 26(3): 878-891. Disponível em: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8918
Abrão RK, Silva JS, Silva JA. A construção identidades dos alunos de EaD através dos seus discursos em um fórum de discussão. CINTED-UFRGS [Internet]. 2011 [acesso em 2023 abr 3]; 9(1): 10 p. Disponível em: https://repositorio.furg.br/handle/1/1385
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.