Workshop of sensitization and instrumentalization for Primary Care on Mental Health during pregnancy and postpartum
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v31i02.610Keywords:
Mental Health, Pregnancy, Postpartum Period, Primary Health Care, Patient SimulationAbstract
Objective: to describe a pedagogical proposal for intervention on mental health in the pregnancy-puerperal cycle for professionals in a Basic Health Unit. Method: a sensitization and instrumentalization workshop was set up with three strategies: dialogued exposure, use of audiovisual resources, and clinical simulation. 32 health professionals participated. Results: the evaluation by the participants demonstrated an impact on the destigmatization of the theme, opening up possibilities for action in the prevention, identification, and approach to psychological suffering and psychosocial vulnerability. Final Considerations: It is suggested that this health education proposal is replicated.
Downloads
References
Afonso MLM. (Org.). Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
Herrman H, Saxena S, Moodie R. World Health Organization. Promoting mental health: concepts, emerging evidence, practice (Summary Report) Geneva: World Health Organization [Internet]; 2004, [Citado em 06 de junho de 2020] p. 19. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/43286/9241562943_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica, n° 34: Saúde Mental. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
Arrais Alessandra da Rocha, Araujo Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Depressão pós-parto: uma revisão sobre fatores de risco e de proteção. Psic., Saúde & Doenças [Internet]. 2017, Dezembro [citado em 15 de agosto de 2020]; 18( 3 ): 828-845. Doi: http://dx.doi.org/10.15309/17psd180316.
Albuquerque VS, Moreira COF, Tanji S, Martins AV. A narrativa da prática como uma estratégia de construção do conhecimento na formação superior em saúde. Educar em Revista, Editora UFPR [Internet], Curitiba, Brasil, n. especial 2, p.191-206, [Citado em 15 de agosto de 2020], 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/11.pdf
Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2004, Junho [Citado em 15 de agosto de 2020]; 20( 3 ): 780-788. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000300015.
Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-De-Mendonça JR, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, Moreira T, Hoffmann LMA. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2008, Dezembro [citado em 15 de agosto de 2020]; 13 (Suppl 2): 2133-2144. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018.
Souza CDF, Antonelli BA, Oliveira DJ. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação de profissionais da saúde. Revista da Universidade Vale do Rio Verde [Internet], Três Corações, ago/dez, 2016. [Citado em 15 de agosto de 2020] v. 14, n. 2, p. 659-677. Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3135
Thiollent M. Metodologia da pesquisa-ação. 15ªed. São Paulo, Cortez, 125p, 2008.
Bardin, L. Análise de Conteúdo. 1ª ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Edições 70, 2016.
Anastasiou LGC, Alves LP (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3ª ed. Joinville: Univille, 2007.
Mazzioni S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo [Internet], jan/jun, 2013. [Citado em 15 de agosto de 2020] v.2, n.1. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/1426/2338
Zambarda AB, Granella AP, Bagatini FM, Antonini JA, Rios JVP. Estratégias de Ensino utilizadas na aula universitária: um estudo a partir do curso de Administração de uma Universidade Comunitária do Oeste Catarinense. Revista ADMpg Gestão Estratégica [Internet], Ponta Grossa, 2015, [Citado em 15 de Agosto de 2020] v.8, n.2, p.27-33. Disponível em: http://www.admpg.com.br/revista2015_2/Artigos/Artigo3.pdf
Oliveira SN. Simulação clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014
Dal Sasso GM, Sebold LF, Kempfer SS, Oliveira SN (Orgs.). Guia metodológico para simulação em enfermagem – CEPETEC. Florianópolis [Internet], 2015. [Citado em 15 de agosto de 2020]. Disponível em: http://nfr.ufsc.br/files/2015/11/guia-metodol%c3%93gico-para-simula%c3%87%c3%83o-em-enfermagem-cepetec.pdf.
Arrais AR. Adoecimentos Psíquicos no Ciclo Gravídico-Puerperal e o Encaminhamento Precoce. Escola da Parentalidade. Brasília, 2018. [Acesso em 26 de 2018] Disponível em: http://aula.escoladaparentalidade.com.br/semanadeprofissionais.
Iaconelli V. Luto insólito, desmentido e trauma: clínica psicanalítica com mães de bebês. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund. [Internet], São Paulo, [Citado em 15 de agosto de 2020] v.10, n.4, p.614-623, dez. 2007. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1415-47142007000400004
Florianópolis. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Saúde. Protocolo de atenção em saúde mental. Município de Florianópolis/ Secretaria Municipal de Saúde. Tubarão : Ed. Copiart, 2010.
Mendonça MFS, Ludermir AB. Violência por parceiro íntimo e incidência de transtorno mental comum. Rev Saúde Pública [Internet], [Citado em 15 de agosto de 2020] v.51, n.32, 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/S1518-8787.2017051006912
Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Aspectos jurídicos do atendimento às vítimas de violência sexual – perguntas e respostas para profissionais de saúde. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
Additional Files
Published
Versions
- 2020-10-22 (2)
- 2020-10-02 (1)
Issue
Section
License
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.