O conto infantil como abordagem terapêutica no contexto da pandemia de Covid-19

Autores/as

  • Ananyr Porto Fajardo Hospital Nossa Senhora da Conceição
  • Anelize Castro Ignácio Hospital Nossa Senhora da Conceição
  • Mauro Castro Ignácio Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Walter Reyes Boehl Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i04.1076

Palabras clave:

Saúde da Criança, Saúde Mental, Literatura, Saúde Coletiva.

Resumen

Introdução: a pandemia da Covid-19 fez surgir diferentes modos de intervenção terapêutica, em que o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) tem desempenhado um papel importante na mediação com o uso de contos aliados às plataformas digitais. Objetivo: compreender o conto como ferramenta de intervenção terapêutica junto a crianças com transtornos mentais no contexto da pandemia de Covid-19. Método: descritivo e exploratório, abordagem qualitativa. Foram entrevistados dez profissionais da saúde de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil em Porto Alegre, RS. Resultados e Discussão: foram encontradas experiências em que o conto foi inserido no Projeto Terapêutico, constituindo um dispositivo facilitador da comunicação, identificação e elaboração de experiências. Conclusão: o conto infantil pode ser um potente meio de intervenção terapêutica e de expressão dos sentimentos relacionados ao contexto da pandemia.

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Biografía del autor/a

  • Ananyr Porto Fajardo, Hospital Nossa Senhora da Conceição

    Doutorado em Educação. Hospital Nossa Senhora da Conceição. Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Anelize Castro Ignácio, Hospital Nossa Senhora da Conceição

    Enfermeira Sanitarista. Hospital Nossa Senhora da Conceição. Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Mauro Castro Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Doutorando em Ciências do Movimento Humano. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Walter Reyes Boehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Doutorando em Ciências do Movimento Humano. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Porto Alegre, RS, Brasil

Referencias

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Publicado

2023-05-16

Número

Sección

Saúde Coletiva

Cómo citar

1.
O conto infantil como abordagem terapêutica no contexto da pandemia de Covid-19 . Com. Ciências Saúde [Internet]. 2023 May 16 [cited 2024 Nov. 20];33(04). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1076

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