A Experiência da Aprendizagem no Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAÚDE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v34i02.1533

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação a Distância, Capacitação Profissional, Estratégia Saúde da Família, Prática Docente

Resumen

Introdução: o Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE – é um programa de pós-graduação que promove formação para a docência e a preceptoria para o Sistema Único de Saúde, articulando educação a distância e momentos presenciais, com uma concepção pedagógica baseada em aprendizagem significativa, metodologias ativas e problematização. Objetivo: relatar a experiência docente-discente no processo de ensino-aprendizagem da quarta turma do programa, destacando potencialidades e desafios. Métodos: trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com o uso da Hermenêutica Dialética, de Minayo, e do Discurso do Sujeito Coletivo, de Lefevre & Lefevre, para a coleta de dados e a produção do manuscrito. Resultados: evidenciaram-se o caráter inovador do processo de ensino-aprendizagem, a transformação da atuação profissional na Estratégia Saúde da Família, a mudança na percepção dos processos de trabalho, a implicação na interação de saberes discente-docente-orientador e o estranhamento no uso de ferramentas digitais. Conclusão: o curso trouxe desafios e superações para docentes e discentes, em novas formas de aprender e ensinar.

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Biografía del autor/a

  • Nádia Maria Guimarães Monteiro, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Rio de Janeiro

    Mestranda em saúde da Família. Cirurgiã-dentista da Estratégia Saúde da Família, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil

  • Giselle Moura Cabral, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Rio de Janeiro

    Mestranda em saúde da Família/Cirurgiã-dentista da Estratégia Saúde da Família, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Hannah Costa de Carvalho, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Rio de Janeiro

    Mestranda em saúde da Família/Enfermeira e gerente de serviços de saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Gracia Maria de Miranda Gondim, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Rio de Janeiro

    Pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz/RJ e regente de disciplina no PROFSAÚDE. Arquiteta, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2023-11-22

Número

Sección

Seção Temática - Mestrado ProfSaude

Cómo citar

1.
A Experiência da Aprendizagem no Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAÚDE. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2023 Nov. 22 [cited 2024 Nov. 22];34(02). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1533

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