Escape Room virtual: estratégia gamificada para desenvolvimento de raciocínio clínico entre estudantes de enfermagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v34i03.1647

Palabras clave:

Educação em enfermagem;, Gamificação, Estudantes de Enfermagem, Enfermagem, Ensino

Resumen

Objetivo: relatar a experiência com a criação, desenvolvimento e aplicação de um escape room virtual e sua capacidade de proporcionar o desenvolvimento de raciocínio clínico. Método: o trabalho foi desenvolvido com estudantes de enfermagem de uma universidade pública do Distrito Federal e avaliado por estudantes e docentes. Resultado: o escape room mostrou-se capaz de motivar e engajar os estudantes, trazendo significado ao aprendizado e centrando todo o processo no estudante. A aplicação desse conceito traz vantagens significativas para os estudantes de enfermagem, proporcionando uma dinâmica diferenciada e potencializando a capacidade de aprendizado e memorização. Conclusão: os resultados obtidos demonstram impactos positivos na formação e preparação profissional dos estudantes, tornando-os mais confiantes e preparados para enfrentar as demandas diárias da profissão.

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Biografía del autor/a

  • Aerton Pinheiro Marzagão Filho, Universidade de Brasília - UnB

    Graduado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB) . Brasília, DF, Brasil. 

  • Jonas Lotufo Brant, Universidade de Brasília - UnB

    Médico Veterinário. Doutor em Saúde Coletiva. Professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil.

  • Francino Machado de Azevedo Filho, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Enfermeiro da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e professor da Universidade Estadual de Goiás. Goiás, Brasil.

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Publicado

2024-06-18

Número

Sección

18º Prêmio CEPEn 2023

Cómo citar

1.
Escape Room virtual: estratégia gamificada para desenvolvimento de raciocínio clínico entre estudantes de enfermagem . Com. Ciências Saúde [Internet]. 2024 Jun. 18 [cited 2024 Nov. 21];34(03). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1647

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