Educação em saúde sobre subtipo do Influenzavirus A: utilizando o Arco de Maguerez

Autores/as

  • Ezequiel Gomes das Neves Moreira Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Isla Vitória Oliveira Sousa de Pinho Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • José Carlos Pacheco da Silva Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Karoline Souza Silva Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Lígia Maria Carlos Aguiar Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Luiza Steffani de Paiva Corá Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Sarah Alves Andrade Santos

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v30i01.357

Palabras clave:

saúde da criança, aprendizagem, cuidado de enfermagem, educação em enfermagem, estudantes de enfermagem

Resumen

Introdução: Influenza é uma doença que se dissemina rápido e afeta indivíduos de todas as faixas etárias. Objetivo: Relatar a experiência na aplicação do Arco de Charles Maguerez por estudantes de enfermagem na atenção à saúde da criança e seu acompanhante. Método: A atividade foi aplicada em um hospital público do Distrito Federal, utilizando as cinco etapas do Método do Arco de Charles Maguerez- proposto e aplicado por Berbel- e partiu da observação participante, na qual identificaram pontos relevantes ao contexto de saúde e convivência na unidade pediátrica, precipuamente a ausência de prática de medidas profiláticas adequadas para impedir a disseminação do vírus Influenza. A atividade ocorreu entre abril a junho de 2018. Resultado: Realizado o levantamento dos possíveis fatores associados ao problema: sazonalidade do vírus Influenza e consequências da ausência do tratamento adequado; e os possíveis determinantes maiores do problema:  a Influenza e a manifestação do H1N1. Realizada a teorização dos pontos observados em literatura científica, tais como em manuais, livro técnico e artigos científicos. Dessa maneira se pensou na realização de educação em saúde com exposição dialogada, na qual o grupo abrangeu crianças, acompanhantes e profissionais, a partir da ferramenta lúdica da identificação dos 7 erros. Considerações finais: com a ação educativa, o Arco foi identificado como uma estratégia rica para desenvolver o ensino e aprendizagem dos estudantes; bem como para efetivar o conhecimento do público no que tange, sobretudo, às medidas de prevenção do vírus Influenza.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Resolução CNE/CES 3/2001. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 nov. 2001. Seção 1, p. 37. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf>. Acesso em: 30 dezembro 2018.

Freire P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra; 2014.

Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 32. ed. Petrópolis, RJ:Vozes; 2012.

Moreira MA. Masini EFS. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro; 2006.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Protocolo de tratamento de Influenza: 2017. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 49 p. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_tratamento_influenza_2017.pdf>. Acesso em: 30 dezembro 2018.

Brasília (BR). Manual de Avaliação do Curso de Graduação de Enfermagem da ESCS. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, 2018. 69 p. Disponível em: <http://www.escs.edu.br/arquivos/MAENF2018.pdf>. Acesso em: 30 dezembro 2018.

Berbel NAN. A utilização de metodologias da problematização com o Arco de Maguerez no cuidar em saúde. In. França FC de V; Melo MC; Monteiro S de NC; Guilhem D (org.). Processo de Ensino e Aprendizagem de Profissionais de Saúde: a Metodologia da Problematização por Meio do Arco de Maguerez – 1ª Ed. – Brasília, Coleção Metodologias Ativas, 2016. p 112-118.

Zanotto MAC, Rose TMS. Problematizar a própria realidade: análise de uma experiência de formação contínua. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo. 2003;29(1):45-54. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a04v29n1.pdf>. Acesso em: 30 dezembro 2018.

Rizzon D. O Sistema imune do recém-nascido: destacando aspectos fetais e maternos. - Revista de Pediatria SOPERJ 2011. 12(1):12-15. Disponível em: <http://revistadepediatriasoperj.org.br/detalhe_artigo.asp?id=564>. Acesso em: 30 dezembro 2018.

Diniz LMO, Figueiredo BCG. O sistema imunológico do recém-nascido. Minas Gerais: Rev Med Minas Gerais 2014. 24(2):233-40. Disponível em: <http://rmmg.org/artigo/detalhes/1604>. Acesso em: 30 dezembro 2018.

Hockenberry MJ, Wilson D. Wong: Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

Tortora GJ, Funke BR, Case CL. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

SakaI M, Guedes D, Corrêa EJ, Rocha RL, Reggiani M, Lança SB, et al. Infecção pelo vírus Influenza pandêmico (H1N1) 2009. Minas Gerais: Rev Med Minas Gerais 2010. 20(4):578-593. Disponível em: <http://rmmg.org/artigo/detalhes/340>. Acesso em: 30 dezembro 2018.

Ribeiro J, Belle N. Influenza (Gripe). [s. L.]: Sociedade Brasileira de Infectologia, 2017. Disponível em: <https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/125/2017/04/INFLUENZA-2-de-abril-de_2017-15.pdf>. Acesso em: 30 dezembro 2018.

Brasil. Ministério da Educação. Lei nº 2.809, de 29 de outubro de 2001. Dispõe sobre a garantia do direito da criança e do adolescente ao atendimento pedagógico e escolar na atenção hospitalar no Distrito Federal. Diário Oficial, Brasília, DF, 9 de novembro de 2001. Disponível em: <http://www.tc.df.gov.br/SINJ/Norma/50765/Lei_2809_29_10_2001.html>. Acesso em: 30 dezembro 2018.

Brasil. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. / Secretaria de Educação Especial. – Brasília: MEC; SEESP; 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf>. Acesso em: 30 dezembro 2018.

Publicado

2019-10-30 — Actualizado el 2020-07-22

Versiones

Número

Sección

Educação

Cómo citar

1.
Educação em saúde sobre subtipo do Influenzavirus A: utilizando o Arco de Maguerez. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2020 Jul. 22 [cited 2024 Nov. 19];30(01). Available from: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/357

Artículos similares

1-10 de 424

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.