Educação em saúde sobre subtipo do Influenzavirus A: utilizando o Arco de Maguerez
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v30i01.357Palabras clave:
saúde da criança, aprendizagem, cuidado de enfermagem, educação em enfermagem, estudantes de enfermagemResumen
Introdução: Influenza é uma doença que se dissemina rápido e afeta indivíduos de todas as faixas etárias. Objetivo: Relatar a experiência na aplicação do Arco de Charles Maguerez por estudantes de enfermagem na atenção à saúde da criança e seu acompanhante. Método: A atividade foi aplicada em um hospital público do Distrito Federal, utilizando as cinco etapas do Método do Arco de Charles Maguerez- proposto e aplicado por Berbel- e partiu da observação participante, na qual identificaram pontos relevantes ao contexto de saúde e convivência na unidade pediátrica, precipuamente a ausência de prática de medidas profiláticas adequadas para impedir a disseminação do vírus Influenza. A atividade ocorreu entre abril a junho de 2018. Resultado: Realizado o levantamento dos possíveis fatores associados ao problema: sazonalidade do vírus Influenza e consequências da ausência do tratamento adequado; e os possíveis determinantes maiores do problema: a Influenza e a manifestação do H1N1. Realizada a teorização dos pontos observados em literatura científica, tais como em manuais, livro técnico e artigos científicos. Dessa maneira se pensou na realização de educação em saúde com exposição dialogada, na qual o grupo abrangeu crianças, acompanhantes e profissionais, a partir da ferramenta lúdica da identificação dos 7 erros. Considerações finais: com a ação educativa, o Arco foi identificado como uma estratégia rica para desenvolver o ensino e aprendizagem dos estudantes; bem como para efetivar o conhecimento do público no que tange, sobretudo, às medidas de prevenção do vírus Influenza.
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