A formação de técnicos de enfermagem para a promoção do cuidado à saúde da mulher

Autores

  • Nina Valeriano Fonseca Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Elisabete Mesquita Peres de Carvalho Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF
  • Leila Bernarda Donato Gottems Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v31i01.556

Palavras-chave:

Formação Profissional, Saúde da Mulher, Enfermagem, Educação em Saúde

Resumo

Objetivos: Analisar as práticas de ensino-aprendizagem desenvolvidas no curso técnico de enfermagem, para a promoção da saúde da mulher, no que se refere ao pré-natal, parto e puerpério, na Escola Técnica de Saúde de Brasília. Método: Estudo descritivo exploratório, com triangulação de dados, de abordagem qualitativa, realizado entre 2015 a 2017. Resultados: a temática aparece apenas em um dos três módulos da matriz curricular. O currículo traz a base tecnológica “pré-natal” e “Gestação, parto, puerpério e aborto”. Os docentes apresentam perfil generalista, com enfoque tecnicista. Conclusão: há fragilidade na formação dos técnicos para a atuação na gestação, parto e nascimento. Os discentes confirmam a existência de lacunas na formação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nina Valeriano Fonseca, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

    Enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF.
    Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Superior de Ciências da Saúde

  • Elisabete Mesquita Peres de Carvalho, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF

    Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB. Enfermeira da SES-DF.

  • Leila Bernarda Donato Gottems, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

    Doutora em Administração pela Universidade de Brasília. Enfermeira da
    SES-DF. Docente do Mestrado em Ciências da Saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS/Fepecs

Referências

-Bonafina A, Bonafina L, Wermelinger M. A educação profissional técnica de nível médio em saúde na Rede Federal de Educação. Trabalho, Educação e Saúde. 2017; 15(1):73-93. doi.org/10.1590/1981-7746-sol00034

-Araújo ER, Vasconcelos Florambel HCA, Jucá SCS, da Silva SA. Advances of Professional Education in Brazil and its historical subordination to the capitalist system 2019; Soc. Dev, 8(8): e30881224. doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1224

-Magalhães GLD, Castioni R. Educação Profissional no Brasil–expansão para quem?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 2019; 27(105): 732-754. doi.org/10.1590/s0104-40362019002701647

-Coloni CSM, Teixeira VM, Moreira MCO, Piotto R, Góes FDSN de, Camargo RAA de. Prática pedagógica na educação profissional de nível médio em enfermagem. Cogitare enferm. 2016; 21(1):1-9. Disponível em: http://www.saude.ufpr.br/portal/revistacogitare/wp-content/uploads/sites/28/2016/10/42026-171300-1-PB.pdf

-Carvalho EMP, Amorim FF, Santana LA, Göttems LBD. Avaliação das boas práticas de atenção ao parto por profissionais dos hospitais públicos do Distrito Federal, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2019; 24(6):2135-2145. doi.org/10.1590/1413-81232018246.08412019

-Minayo MCS. O desafio do conhecimento. 4ª Edição: Hucitec, São Paulo, 2014.

-Garnelo L. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Cad. Saúde Pública. 2006; 22(5):1115-1117. doi.org/10.1590/S0102-311X2006000500025

-Bardin L. Análise de Conteúdo. 1ª ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

-Escola Técnica de Saúde de Brasília. Proposta pedagógica. Brasília, 2006. Disponível em: http://www.etesb.fepecs.edu.br/arquivos/regescolaretesb.pdf

- Escola Técnica de Saúde de Brasília. Plano de Curso de Técnico de Enfermagem. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.etesb.fepecs.edu.br/arquivos/TE.pdf

- Pereira SB, Diaz CMG, Backes MTS, Ferreira CLDL, Backes DS. Boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento na perspectiva de profissionais de saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. 2018; 71(Suppl 3): 1313-1319. doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0661

- Champe da Silva T, Bisognin P, Alende Prates L, Cremonese L, Possati A, Ressel L. Práticas de cuidado à saúde realizadas por enfermeiros às mulheres no climatério: uma revisão narrativa. Revista Contexto & Saúde. 2016;16(30):21-7. doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.21-27

- Sacristán JG. O Currículo: Uma Reflexão sobre a Prática. 3ª ed. São Paulo: Artmed, 2000.

- Lemos SB, Cafer de Oliveira CR, de Sousa Martins RM, Fabricio dos Santos R. Avaliação da aprendizagem de práticas de enfermagem na perspectiva de estudantes de um curso técnico. Hygeia-Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde. 2017;13(25):121 -136. doi.org/10.14393/Hygeia132509

- Góes F dos SN de, Corrêa AK, Camargo RAA de, Hara CYN. Necessidades de aprendizagem de alunos da educação profissional de nível técnico em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2015; 68(1): 20-25. doi.org/10.1590/0034-7167.2015680103p

- Costa MA, Coutinho EHL. Entre o saber e o fazer docente na educação profissional técnica de nível médio. Educação Unisinos. 2019; 23(3):408-424. doi:10.4013/edu.2019.233.02

- Nascimento JS, da Silva MR, Oliveira ECT, Monte GCSB. Assistência à mulher no pré-natal, parto e nascimento: contribuições da Rede Cegonha. Revista Portal: Saúde e Sociedade. 2018; 3(1):694-709. doi.org/10.28998/rpss.v3i1.4241

- Koifman L. O modelo biomédico e a reformulação do currículo médico da Universidade Federal Fluminense. Histórias, Ciências, Saúde – Manguinhos. 2001; 8(1):49-69. doi.org/10.1590/S0104-59702001000200003

- Marins JJN. Os cenários de aprendizagem e o processo de cuidado em saúde. In: Marins JJN, Rego S; Lampert JB; Araújo J.G.C.(org). Educação Médica em Transformação. Rio de Janeiro: ABEM, Hucitec, 2004.

Downloads

Publicado

12.09.2020

Edição

Seção

Mestrados profissionais em saúde

Como Citar

1.
A formação de técnicos de enfermagem para a promoção do cuidado à saúde da mulher. Com. Ciências Saúde [Internet]. 12º de setembro de 2020 [citado 20º de novembro de 2024];31(01):27-3. Disponível em: https://revistaccs.espdf.fepecs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/556

Artigos Semelhantes

391-400 de 404

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)