Análise das publicações nacionais sobre o uso da Problematização na formação do Enfermeiro: uma revisão integrativa
integrative review
DOI:
https://doi.org/10.51723/ccs.v29i03.309Palabras clave:
Aprendizado ativo, Educação em Enfermagem, EnsinoResumen
Introdução: com vistas ao aperfeiçoamento da forma de formar o Enfermeiro para o alcance do perfil profissional preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais o uso da Problematização tem ganhado espaço como importante estratégia para o alcance desta meta. Objetivo: identificar a produção científica brasileira recente sobre o uso do método da Problematização na formação do Enfermeiro, seus desafios e estratégias de superação em um período de dez anos (2008 a 2018) bem como a influência do uso deste método na formação do perfil profissional do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão de literatura integrativa realizada no período de janeiro a setembro de 2018 utilizando-se de artigos obtidos na Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e na Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online (ScieLo). Resultados: foram identificados 177 artigos e utilizados 5 após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, sendo 03 relatos de experiência, 01 revisão integrativa e 01 estudo qualitativo. A Problematização foi identificada como um método com potencial para o desenvolvimento de características essenciais ao perfil profissional preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, seu uso e aplicação possuem limitações com destaque para a qualificação e adaptação dos docentes, estrutura e quantidade limitada de referenciais teóricos sobre o tema. Considerações finais: a Problematização possui características metodológicas que possibilitam agregação de qualidade à formação do Enfermeiro e desenvolvimento de características essenciais ao desempenho de sua função.
Descargas
Referencias
2 Sobral FR, Campos CJG. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista Escola de Enfermagem da USP 2012; 46(1):208-218.
3 Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3 de 7 de novembro de 2001: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. MEC 2001.
4 Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Revista Escola Anna Nery 2012; 16(1):172-177.
5 Moretti-Pires RO, Alencar AKB, Campos ERH, Oliveira HM. Potencialidades da problematização freireana no ensino de "didática em enfermagem". Revista Cogitare Enfermagem 2010; 15(2): 308-313.
6 Borille DC, Brusamarello T, Paes MR, de Azevedo VM, Ribeiro LM, Alves MM. A aplicação do método do arco da problematização na coleta de dados em pesquisa de enfermagem: relato de experiência. Revista Texto & Contexto Enfermagem 2012; 21(1):209-216.
7 Brito LS, Ribeiro LS, Ulisses LO, Ortiz MFA, Whitaker MCO. Experiência de discentes de enfermagem com metodologias ativas na atividade de ensino docente. Revista Baiana de Enfermagem 2017; 31(3):21715.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro para os devidos fins que o artigo que estou submetendo representa um trabalho original e nunca foi publicado total ou parcialmente, e que se alguma de suas partes foi publicada possuímos autorização expressa para a publicação no periódico Comunicação em Ciências da Saúde (CCS). Esse artigo não foi enviado a outro periódico e não o será enquanto estiver sendo considerada sua publicação; caso venha a ser aceito não será publicado em outro periódico; e não contém material difamatório ou ilegal sob nenhuma forma, não viola a intimidade de terceiros, nem infringe direitos protegidos.
Eu e demais autores desse trabalho certificamos por meio desta declaração que:
- Concordamos com as normas editoriais e com o processo de revisão da CCS;
- Aceitamos a responsabilidade pela conduta desse estudo e pela análise e interpretação dos dados;
- Cooperaremos, sempre que solicitado, na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos avaliadores;
- Não estão sendo omitidos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo;
- Não estão sendo excluídos ou omitidos deste artigo autores ou instituições participantes;
- Possuímos permissão para uso de figuras e tabelas publicadas em outras fontes;
- Possuímos permissão das pessoas e instituições citadas nos agradecimentos;
- O autor correspondente autoriza a publicação do endereço informado e e-mail do(s) autor(es) junto com o artigo;
- Assumimos a responsabilidade pela entrega de documentos verídicos;
- Autorizamos a publicação do referido artigo no periódico Comunicação em Ciências da Saúde, segundo critérios próprios e em número e volume a serem definidos pelo editor do periódico;
- Nos comprometemos a atender os prazos estipulados pelos editores do periódico Comunicação em Ciências da saúde;
- Estamos cientes de que a não manifestação no prazo de dois dias da revisão da diagramação, recebida por e-mail, será considerado aprovado para publicação.